Sobre Herbalife

Home Sobre Herbalife

 

HERBALIFE
Rua Marina Ciufuli Zanfelice, 371 – Lapa
05040-000 – São Paulo – SP
http://www.herbalife.com.br
Tipo de venda: MULTILEVEL

Herbalife: em apenas 25 anos, 
uma história de sucesso internacional

No início dos anos 80, quando a preocupação com qualidade de vida ainda era incipiente, um empreendedor norte-americano desenvolveu uma proposta inovadora de negócio que tinha por base uma dieta de alimentos especiais destinados a programas de nutrição e controle de peso, formulados com ingredientes naturais, e o marketing de rede como sistema de distribuição. Uma proposta que antecipava a tendência mundial de controle de peso por meio de uma dieta saudável. 

Em apenas 25 anos, a Herbalife International Inc. (NYSE: HLF) é uma das maiores empresas de vendas diretas por sistema de marketing de rede do mundo, oferecendo produtos para controle de peso e suplementação nutricional (Nutrição Interna) e produtos para cuidados pessoais (Nutrição Externa) que ajudam a promover a redução de peso e um estilo de vida saudável. A empresa tem como missão ´mudar a vida das pessoas`, promovendo e vendendo seus produtos através de uma rede de mais de um milhão de Distribuidores Independentes em 60 países. 

Em julho de 2002, a Herbalife foi comprada por um grupo de investidores liderados por Whitney & Co LLC e Golden Gate Capital, Inc. Em abril de 2003, Michael O. Johnson foi nomeado Chief Executive Officer da Herbalife International Inc. Johnson trabalhou durante 17 anos na Walt Disney Corporation, onde sua posição mais recente foi a de Presidente da Disney International. Ele traz um histórico de sucesso como líder e administrador, incluindo resultados significativos na construção do negócio, operação global, liderança em vendas, marketing e inovação de produto.

Em dezembro de 2004 – ano no qual a companhia movimentou US$ 2,1 bilhões em vendas brutas no varejo, volume que gerou um faturamento líquido de US$ 1,3 bilhão e crescimento de 13,1% sobre 2003 – a empresa abriu capital e suas ações são agora negociadas na bolsa de Nova Iorque, com o símbolo “HLF”.

Em abril de 2004, a Herbalife contratou Eneida Bini para o cargo de Diretora Geral das operações em nosso país. A executiva, que acumula 24 anos de experiência no segmento de vendas diretas, tem por missão fortalecer ainda mais a marca Herbalife no mercado, implantar a estrutura necessária para um ritmo arrojado de crescimento, além de desenvolver novas iniciativas que suportarão a ampliação dos negócios no país.

A Herbalife iniciou suas atividades no Brasil em 1995. Conta atualmente com mais de 140 mil distribuidores, número que representa uma expansão superior a 40% em relação a 2004. No ano passado, o volume de negócios da empresa em nosso país cresceu 54%, colocando a operação brasileira em posição de destaque entre as três principais da companhia em nível mundial.

No terceiro trimestre de 2005, a Herbalife atingiu vendas líquidas globais de US$ 401 milhões, valor 25,4% superior ao registrado no mesmo período de 2004. Mais uma vez, a operação brasileira foi um dos destaques, com um crescimento superior a 36% em volume de negócios e de 71,2% nas vendas líquidas em dólares. A empresa cresceu nos três continentes onde ficam os 60 países nos quais atua, ou seja, Américas, Europa e Ásia, com 55,7%, 21,2% e 2,8% respectivamente.

No período de janeiro a setembro deste ano, as vendas líquidas mundiais já somam US$1,2 bilhão, valor 20,9% superior ao registrado no mesmo período de 2004.

Bem-estar, uma necessidade humana

O final do século XX quebrou um paradigma de milênios: pela primeira vez na história da humanidade, a oferta de calorias é ampla. Nunca houve uma variedade tão grande de alimentos. Some-se a esse fato um estilo de vida que reduz a atividade física e o resultado tende a ser indesejável, tanto para o indivíduo, como para a sociedade. 

A obesidade vai além da questão estética. Com efeitos comprovados sobre a pressão arterial, diabetes e colesterol, ela compromete a qualidade de vida do indivíduo e está se tornando um problema de saúde pública em todo o mundo. Os números são alarmantes: a Organização Mundial de Saúde estima que até o final deste ano 450 milhões de pessoas em todo o mundo estarão obesas. Nos Estados Unidos, 64% da população – ou 129 milhões de indivíduos – estão acima do peso, segundo o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, sendo que mais de 30% dos adultos norte-americanos são obesos, segundo o Instituto Nacional de Saúde de Washington, DC.

No Brasil, a situação é similar. De acordo com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, nos últimos 20 anos a obesidade duplicou entre adultos e, o que é mais preocupante, triplicou entre as crianças. Mais de 40% da população adulta está acima do peso no Brasil, 10% dos quais podem ser considerados obesos. Entre as crianças, o percentual acima do peso é de 20%, 5% dos quais já na faixa da obesidade.

Este cenário está impulsionando os consumidores a optar por produtos e serviços que contribuam com sua qualidade de vida. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Dietéticos, para Fins Especiais e Suplementos Alimentares (ABIADSA), 35% dos domicílios brasileiros consomem algum tipo de produto light. Estima-se que a indústria do bem-estar movimentou US$ 150 a 200 bilhões em 2004. Desse total, cerca de 50% são oriundos de produtos para nutrição e 25% de produtos para o controle de peso e atividade física. A indústria do bem-estar cresce cerca de 7% ao ano no mundo, conforme dados do Euromonitor, ou mais que o dobro da expansão do PIB mundial, que é de 3% ao ano.
 

Herbalife: uma proposta de controle de peso e nutrição diária em sintonia com as necessidades do consumidor

O sucesso da Herbalife reflete a crescente demanda por produtos nutricionais envolvendo controle de peso, condicionamento físico e bem-estar. Atualmente a empresa comercializa 45 produtos de nutrição e 36 de cuidados pessoais nos Estados Unidos. No Brasil, são 13 e 23 itens, respectivamente.

Em agosto de 2005, a Herbalife trouxe para o Brasil a marca ShapeWorks. Ela englobou os produtos de controle de peso e nutrição diária da empresa, cujas embalagens apresentam uma nova identidade visual. ShapeWorks é uma linha de alimentos e suplementos que auxilia não apenas no controle de peso, mas também na conquista da boa forma, do bem-estar e de um estilo de vida saudável. ShapeWorks chegou ao mercado com uma novidade: a Protein Bar Citrus Lemon – barra de proteína à base de proteína do leite. 

As linhas de produtos da Herbalife são adequadas para suprir uma grande variedade de necessidades nutricionais, incluindo produtos para controle de peso, nutrição diária e suplementação nutricional, além dos produtos para cuidados pessoais. Afinal, os consumidores buscam manter sua saúde e bem-estar ao longo de toda a vida, e não apenas durante a juventude. 
Para informar os consumidores sobre seus produtos e também sobre como adquiri-los, a empresa mantém o SHAC – Serviço Herbalife de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 18h00, pelo número (11) 3038-4433. O serviço conta com nutricionistas treinados para esclarecer qualquer dúvida sobre os produtos e programas.

No Brasil, a Herbalife tem participação ativa na ABEVD – Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas, sendo inclusive membro do conselho de ética desta associação. Participa também da ABIADSA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Dietéticos, para Fins Especiais e Suplementos Alimentares.
 

Pesquisa e Desenvolvimento

Hoje, substituir uma refeição por um shake não surpreende ninguém. Mas quando foi lançado, há 25 anos, esta proposta de gerenciamento de peso era inédita. Da mesma forma, na área de cuidados pessoais, a empresa lançou a glucosamina, princípio ativo do Skin Activator que estimula a produção natural de colágeno para auxiliar na firmeza da pele. 

Nos últimos dois anos a empresa esteve entre as pioneiras na introdução no mercado de vendas diretas de novos compostos ativos naturais com eficácia cientificamente comprovada. Este é o caso de substâncias como chá verde, ômega-3 e o óxido nítrico – este último lançado com grande sucesso na América do Norte, foi desenvolvido com base em pesquisas que valeram a seu autor, Dr. Louis Ignarro, membro do Conselho Científico da Herbalife, o Prêmio Nobel de Medicina em 1998. 

O Conselho Científico da Herbalife foi criado nos Estados Unidos para assegurar que sua linha permaneça alinhada com as mais recentes descobertas da pesquisa científica. Ele congrega respeitados cientistas, médicos e nutricionistas de universidades de prestígio espalhadas pelo mundo – inclusive do Brasil – e é presidido pelo renomado especialista em nutrição Dr. David Heber. Diretor do Centro de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia, campus de Los Angeles (UCLA), onde também é professor de Medicina e Saúde Pública e chefe-fundador da divisão de Nutrição Clínica no Departamento de Medicina. Formado em química e medicina, com PhD em fisiologia, ele é certificado em endocrinologia e metabolismo e em nutrição, pelo Conselho Americano de Medicina.

Em julho deste ano, o Dr. Luigi Gratton assumiu o cargo de vice-presidente de assuntos médicos e educacionais para coordenar a estratégia do Conselho Médico da empresa. Dr. Gratton é graduado em Ciências e é mestre em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Ele formou-se em Medicina pela Escola de Medicina Mount Sinai, de Nova Iorque, e fez pós-doutorado em nutrição clínica na Escola de Medicina David Geffen na UCLA. 

Além de seu compromisso com a pesquisa científica, a companhia mantém o Laboratório de Nutrição Celular e Molecular Mark Hughes, na Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA). Como membros do Centro de Nutrição Humana, os cientistas trabalham no estabelecimento de novos padrões no campo nutricional e de medicina herbácea. Com modernos recursos, o trabalho visa identificar complexas famílias de compostos herbáceos ativos e no estudo de seus efeitos em células vivas. 

No início de dezembro de 2004 a matriz americana nomeou o brasileiro Nataniel Viuniski para seu Conselho Médico. Dr. Viuniski é médico, especializado em Pediatra e Nutrologia, com atuação nas áreas de controle de peso e obesidade infantil. É também consultor dos Ministérios da Educação e da Saúde em Obesidade Infantil, coordenador nacional do Programa Escola Saudável, apoiado por esses ministérios e professor de Nutrição Humana em cursos de pós-graduação. Além de suas atividades médicas, é autor de diversos livros e artigos científicos sobre nutrição e estilo de vida saudável.

Como membro do Conselho de Assessoria Médica da Herbalife, o Dr. Viuniski ministra palestras em eventos de treinamento em todo Brasil e redige artigos para publicações direcionadas aos Distribuidores Independentes Herbalife. Ele aborda temas relacionados a saúde, boa nutrição e benefícios advindos do consumo de uma dieta saudável. Além disso, o Dr. Viuniski participa de reuniões e conferências com os demais membros do Conselho Internacional de Assessoria Médica da Herbalife International.

A Herbalife International Inc. é membro da IADSA (International Alliance of Dietary Food Supplement Associations). No Brasil, a Herbalife é membro da ILSI (International Life Sciences Institute), entidade reconhecida internacionalmente nas áreas de nutrição e saúde.

Marketing de rede: uma oportunidade de negócio

A Herbalife valoriza o empreendedorismo de seus distribuidores independentes. Pelo sistema de vendas da empresa, o marketing de rede ou multinível, cada distribuidor tem a oportunidade de construir sua organização de vendas, recrutando e cadastrando novos distribuidores. 

Para se tornar um Distribuidor Independente dos Produtos Herbalife, é preciso contatar um Distribuidor ou caso não conheça um, contatar a empresa através do telefone 11-3879-7822 que encaminhará as informações da pessoa interessada a um Distribuidor Supervisor já cadastrado. Também é necessário a compra do mini kit internacional de negócios (International Business Pack) que custa em torno de R$ 120,00. Ele inclui um shake de baunilha, manual de treinamento e administração do negócio, catálogo de produtos, bóton, contrato de distribuição e código de ética da ABEVD. Qualquer pessoa, desde que maior de 18 anos ou menor emancipado, pode se tornar um Distribuidor.

A empresa oferece lucro bruto de 25 a 50% na revenda de produtos. Além do lucro na venda de produtos, os Distribuidores Supervisores podem ganhar royalties de até 5% sobre as vendas de cada um dos três níveis inferiores de Supervisores de sua Organização de vendas. Além disso, podem ganhar bônus mensais e também bônus anuais de produção sobre o volume de toda sua Organização. Importante ressaltar que todos os ganhos dos Distribuidores Independentes Herbalife provêm da transação de vendas de produtos, ao contrário de pirâmides, que privilegiam o recrutamento como fonte de renda.

Um dos diferenciais da Herbalife é o caráter globalizado de sua rede, o que permite ao distribuidor circular além das fronteiras, respeitando sempre as regulamentações específicas de cada país. Isso é possível porque a identificação de um distribuidor é válida em qualquer um dos 60 países onde a empresa mantém operações. 

Atualmente o setor de vendas diretas reúne uma força de vendas superior a 54,8 milhões de pessoas em todo o mundo, que ultrapassam US$ 97,4 bilhões, conforme dados de 2004 da World Federation of Direct Selling Association (WFDSA). A Herbalife é líder na venda de produtos de nutrição por esse sistema. A própria natureza dos produtos Herbalife se adequa perfeitamente nesse sistema de distribuição, onde informações e atenção individual às necessidades do consumidor são cruciais à utilização bem-sucedida dos produtos. 

A Herbalife atua no segmento multinível ou marketing de rede, que responde por volta de 75% das vendas diretas nos Estados Unidos. No Brasil, apenas 4% das vendas concentram-se no multinível, o que equivale ao cenário norte-americano há dez anos atrás.

Segundo dados da ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o mercado brasileiro de vendas diretas comemorou um crescimento de 27,5% em volume de negócios no ano passado, com um contingente de 1,5 milhão de pessoas movimentando um volume de vendas de R$ 10,4 bilhões. No terceiro trimestre de 2005, esse segmento movimentou R$ 3,1 bilhões – 18% acima do mesmo período de 2004.

Como membro ativo da ABEVD – Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas, a Herbalife obedece a um estrito código de conduta, ao qual todos os seus Distribuidores Independentes aderem. 

Venda direta: uma atividade formal

A Herbalife não só recolhe todos os impostos devidos pela empresa sobre a venda de seus produtos, mas também recolhe os impostos sobre vendas em nome dos Distribuidores Independentes, por meio do regime de substituição tributária. Na venda direta, a substituição tributária encontra-se atualmente regulamentada pelo Convênio ICMS n º 45, de 23.07.1999, do CONFAZ – Conselho Fazendário (órgão firmado pelo Ministro da Fazenda e os Secretários da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal). 

Além disso, o Distribuidor Independente é solicitado a inscrever-se na Previdência Social e recolher suas contribuições para o INSS. Por atuar no sistema multinível, a Herbalife também recolhe Imposto de Renda na Fonte e INSS devidos sobre o pagamento de royalties e bônus.

Responsabilidade social, um compromisso mundial

Em 1994 a Herbalife fundou a Herbalife Family Foundation (HFF), para o apoio à infância desamparada nos Estados Unidos. A HFF é uma entidade legal independente da empresa, que conta com substancial apoio financeiro da companhia, seus distribuidores independentes e funcionários no mundo inteiro, entre outros.

Desde 1994 a HFF doou mais de US$ 6,5 milhões para o auxílio de crianças desamparadas e em situações de risco em mais de 25 países. 

No Brasil, a HFF doa recursos para a “Casa Herbalife” em Miguel Couto, no Rio de Janeiro, desde 1998. Até hoje, a HFF já doou mais de US$ 260.000 à instituição, que é controlada pela Casa do Menor São Miguel Arcanjo. Na “Casa Herbalife” são mantidas 20 crianças de 0 a 7 anos. Em julho deste ano, a Associação Casa da Criança, de Santos, foi incorporada ao projeto “Casa Herbalife” no Brasil. A HFF doou R$38.000 para a entidade. 

Linha de Produtos da Herbalife

 

– Controle de Peso e Nutrição Diária – ShapeWorks

Pó Instantâneo para o Preparo de Bebidas para Controle de Peso (Shake) – O shake é um prático substituto de refeição formulado com proteína isolada de soja e do soro do leite. Preparado com 250 ml de leite semidesnatado e duas colheres de sopa do pó instantâneo, fornece 240 calorias e níveis adequados de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Disponível em embalagens de 550 g, com 21 porções, nos sabores baunilha, chocolate, morango e frutas tropicais.

Protein Powder – Proteína em pó formulada com proteína isolada de soja e proteína do soro de leite, de alto valor biológico. Os ingredientes desse produto não contêm naturalmente açúcar (sacarose), gordura ou carboidratos. Ajuda a atender às necessidades de proteína do organismo sem adicionar calorias em excesso que comprometem as metas de controle de peso. Pó sem sabor que pode ser adicionado ao Shake para ajudar no controle de peso.

Multivitaminas e Minerais – Suplemento com vitaminas e minerais essenciais para boa nutrição diária, contendo antioxidantes como vitaminas A, C e E.

Pó para Preparo de Bebidas (Chá) – Uma mistura de ingredientes botânicos naturais de rápida ação e com baixo teor de calorias. Disponível em quatro sabores: original, limão, pêssego e framboesa.

Fiber & Herb – Alimento com alto teor de fibras, produzido a partir de uma combinação única de farelo de aveia e ervas selecionadas. As fibras auxiliam no funcionamento do intestino.

Green – Tabletes de chá verde, cacau e erva mate – Serve como complemento em dietas para controle de peso. 

Protein Bar Citrus Lemon – Barra de proteína com 140 calorias e 10 g de proteína do leite, é uma opção nutritiva e saudável para o intervalo entre as refeições. Sabor de limão com cobertura de chocolate, a barra é macia e dissolve na boca. Prática e conveniente, é embalada individualmente e vendida em caixas com sete unidades.

 

– Nutrição Inteligente:

Xtra-Cal – Suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D. A ingestão adequada de cálcio associada a uma rotina de exercícios regulares e a uma dieta balanceada contribuem para a saúde dos ossos. 

Fiberbond – Tabletes de Fibra de Aveia e Beterraba – Elaborado com fibras e ingredientes vegetais naturais. Especialistas recomendam a ingestão de 20 a 35 g de fibras por dia, pois as fibras ajudam no funcionamento do intestino.

Herbalifeline – Cápsulas com ácidos Graxos Ômega-3 – Uma mistura exclusiva de lipídios marinhos altamente refinados sem sabor de peixe.

Firm Cell – Mistura de vegetais com vitamina C, cálcio e iodo em tabletes. 

 

– Energizantes:

NRG Pó para Preparo de Bebida com Guaraná e Chá Preto e NRG Tabletes de guaraná –  O Pó para Preparo de Bebida com Guaraná e Chá Preto é uma bebida instantânea e refrescante, ou se preferir, aproveite a praticidade dos tabletes. Cada dois tabletes contêm 64mg de cafeína. 

Pó para Preparo de Bebidas (Chá) – Uma mistura de ingredientes botânicos naturais de rápida ação e com baixo teor de calorias. Disponível em quatro sabores: original, limão, pêssego e framboesa.
 

 

Linha de Cuidados Pessoais 

 

– Antiidade:

Radiant C Gel-creme Intensificador Diário – Fórmula com vitamina C, em gel-creme, desenvolvida para realçar o vigor e a textura da pele do rosto. Ajuda a reduzir o aparecimento de linhas de expressão.

Radiant C Esfoliante Diário para Limpeza – Gel de limpeza com vitamina C para todos os tipos de pele do rosto. Com microesferas de carnaúba, jojoba e cera de abelha, que ajudam a remover as células mortas da pele, deixando a pele do rosto limpam e macia.

Radiant C Loção para o Corpo com FPS 15 – Hidratante para o corpo, não gorduroso, com textura leve, vitamina C e fator de proteção solar 15. Ideal para uso diário e adequado para todos os tipos de pele.

Skin Activator – Creme regenerador diário desenvolvido com ingredientes como glicosamina, óleo de amêndoas, chá verde e açúcar que, juntos, trabalham em harmonia para penetrar a superfície da pele e aumentar os níveis de umidade e elasticidade.

 

– Essenciais para a Pele:

Natures Mirror – Tratamento que inclui loções de limpeza, tônicos e hidratantes com fator de proteção solar para peles oleosas e mistas/normais, além de um exfoliante. 

Skin Survival Kit – Tratamento complementar através da Mystic Mask, uma máscara com Lama de Pelan; do Night Companion, uma loção hidratante para noite; do Lift, um gel hidratante para áreas ao redor dos olhos e lábios e do Day Defense, uma loção hidratante com FPS 10. 

 

– Essenciais para o Corpo e Cabelos:

Linha Body Buffing Scrub & Body Contouring Creme – A fórmula do Body Contouring Creme contém multiácidos fítico, cítrico e tartárico, derivados de frutas e plantas, que contribuem para a textura e o tônus da pele. A aplicação do Body Contouring Creme é facilitada pelo uso prévio do Body Buffing Scrub, que promove a exfoliação da pele, mantendo-a suave e macia.

Linha Herbal Aloe – Composta por seis produtos à base de folha de babosa: gel para banho, gel hidratante para corpo, loção hidratante para mãos e corpo, shampoo e condicionador hidratantes para cabelos secos, danificados ou tingidos e spray de fixação suave para todos os tipos de cabelo.

Divulgação:
CDI Comunicação